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WhatsApp: potencializando a marca na mente do consumidor

Além de conectar as pessoas, a internet foi descoberta como uma ferramenta indispensável para o marketing, gerando interatividade direta entre o público alvo e uma organização. O WhatsApp, um dos aplicativos de comunicação mais utilizados atualmente, não ficou fora dessa, chamando com o tempo, a atenção dos empreendedores e heads de marketing, para possíveis estratégias de conversão.

“Quando se fala em negócios através do WhatsApp, estamos falando sobre uma ferramenta que alcança pessoas a qualquer hora do dia, onde quer que ela esteja, permitindo não apenas enviar uma mensagem de texto como o SMS, ou de voz como a secretária eletrônica de nossos celulares… Estamos falando de um veículo de comunicação que permite o envio de banners, fotos, vídeos, áudios, PDFs entre outros formatos do Office. Possibilitando ao receptor realizar três ações: ler, compartilhar ou fechar negócio.” explicou Ricardo Barbosa, coordenador de novos negócios, da WhatsDay, empresa brasileira pioneira em gerenciamento de informação via WhatsApp, durante entrevista ao ONDM.

O aplicativo foi lançado globalmente em 2009 e vendido ao Facebook no ano de 2014, por cerca de US$22 bilhões, segundo o G1. Sendo que a popular ferramenta de publicação custa apenas um dólar anual (cobrado após o primeiro ano de uso), dos seus usuários. “O WhatsApp está no caminho para conectar 1 bilhão de pessoas. Os serviços que alcançam esse marco são incrivelmente valiosos ”, disse Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, ao jornal The Guardian, em 2014. Em 31 de janeiro de 2018, Zuckerberg teve o prazer de fazer novo anúncio: a nova marca atingida pelo aplicativo: 1,5 bilhão de usuários ativos por mês, conforme publicação no site TechTudo em 02 de fevereiro deste ano.

As empresas estão sempre preocupadas em trazer novos clientes, tanto que muitas vezes não dão o devido valor aos que já possuem. De acordo com Ricardo, a maior riqueza de uma empresa, são os clientes que já estão conquistados. Ao ser questionado sobre um case que acompanhou, contou a história de um Hotel Fazenda: “De início, questionei a empresa, quais eram os meios que utilizava, para se manter nas lembranças dos clientes que já haviam frequentado o hotel. Ele respondeu que usava meios tradicionais como e-mail, ligações, redes sociais. Então o questionei sobre a taxa de leitura, destes e-mails… Foi aí que a resposta veio com um número inexpressivo. Partindo desta ideia, o convidei para mais uma reflexão: ‘desde o momento em que o cliente põe os pés no hotel, até o dia de ir embora o que ele faz?’, e logo respondi: envia fotos pelo WhatsApp para amigos e familiares. Então questionei novamente: ‘chegando em casa o que ele faz nas primeiras reuniões em família?’, Compartilha mais vídeos e imagens com seus amigos e familiares”.

Ricardo Barbosa, coordenador de negócios da WhatsDay

De acordo com Ricardo, muito mais do que fidelizar as pessoas que tiveram uma experiência inesquecível no hotel, o objetivo era conquistar sua rede de amigos e familiares, gerando desejo. Para chamar a atenção dos possíveis clientes, o hotel passou a sortear mensalmente um final de semana gratuito para quem se cadastrasse no WhatsApp da empresa. ”O resultado foi um cadastramento de quase 15.000 leads qualificados entre hóspedes, com capacidade de comprar um pacote neste Hotel Fazenda!” expôs Ricardo.

Segundo a organização global Endeavor, cerca de 98% das mensagens encaminhadas através do WhatsApp, são abertas e lidas em até três segundos, enquanto a taxa de abertura de e-mails, possui uma média de 27%. “Quando perguntavam qual era a melhor propaganda a resposta era sempre: ‘O boca a boca’, certo? Isso era no tempo onde se chegava no muro do vizinho e contava as novidades, hoje as novidades e fofocas são espalhadas como rastilho de pólvora pelo aplicativo. O boca a boca hoje é pelo WhatsApp.” explicou Barbosa.

O WhatsApp é hoje um dos veículos mais poderosos, possibilitando contato facilitado com o cliente. Deve-se apenas tomar cuidado – como em qualquer outra mídia, com as mensagens que serão enviadas ao cliente ou possível cliente. Segundo Ricardo, para utilizar todo potencial da ferramenta, é preciso apenas ter planejamento e estratégia.